Stephanes, um exemplo a ser seguido!

O ex-ministro de várias áreas Reinhold Stephanes, em termos de reviravoltas políticas, como se diz, “já viu de tudo nesta vida”. E já passou por todas, também. Aos 79 anos completados em agosto, ele é o secretário de Gestão Pública do governador eleito Ratinho Jr, 43 anos mais novo. E a juventude do chefe não o surpreende, pelo contrário. Stephanes foi secretário da Fazenda de Curitiba com 26 Anos.
Alemão de origem, com formação em administração pública na própria Alemanha, Stephanes passou do governo militar para a democratização, do governo Collor para Itamar e em seguida, por FHC, foi ministro da Agricultura durante a era Lula e voltou para o Paraná no governo de Beto Richa. Numa definição extemporânea, poderia se dizer que ele trafega entre a Direita, o Centro e a Esquerda sem dar satisfação ideológica, e com mais desenvoltura, do que Pai de Santo entre famosos.
A bem da verdade, e com conhecimento de causa dada a uma longa amizade, são dois os segredos de Reinhold Stephanes para ocupar cargos importantes, quando não de primeiro escalão, em governos de vocações diversas: é um grande quadro de cunho administrativo e tem uma rigorosa simplicidade para desvendar emaranhados públicos que vão cobrindo as gestões governamentais em suas três esferas – municipais, estaduais e federal.
Fora isso, é um ser sem nenhum senso de humor, gasta pouco, só come o absolutamente necessário para se manter um palito a vida inteira. É zero vaidade, zero emoção e ideologicamente, um pouco curvado para a Direita, sem nenhum fanatismo. É casado pela segunda vez com uma bela mulher, a Cris, e gosta de pescar. Quase um monge. Mas quando se trata de trabalho, destrincha adoidado. Coordenou o programa de governo de Ratinho Jr, foi cotado para cuidar da Previdência no governo Bolsonaro e agora vai olhar de cima a gestão pública do Paraná.
Eis aí um típico Homem de Estado, não de Governos. Por isso ainda é necessário e ainda está aí.
(por Ruth Bolognese)


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *