Projeto de Stephanes cria os Jogos Paradesportivos

 

Projeto de Stephanes cria os Jogos Paradesportivos

 

 

A Assembléia legislativa aprovou hoje (6) projeto de autoria do deputado estadual Stephanes Junior (PMEDB) que autoriza o governo a implantar os Jogos Paradesportivos do Estado do Paraná, abrangendo os municípios onde existe a prática de esporte por parte de deficientes físicos.

 

O projeto, segundo seu autor, visa possibilitar que os atletas paranaenses sejam estimulados a participar de competições nacionais e internacionais, ao mesmo tempo em que promove-se a integração e o congraçamento entre os portadores de deficiência.

Stephanes lembra que o esporte para portadores de deficiência nasceu no Brasil em 1958, quando o paraplégico Robson de Almeida Sampaio fundou, na cidade do Rio de Janeiro, o Clube do Otimismo. Posteriormente, em 1975, foi fundada a ANDE – Associação Nacional de Desporto para Excepcional, que agregava todo tipo de deficiência. Com o crescimento da participação de atletas com as mais diversas deficiências, as entidades representantes foram se tornando cada vez mais específicas, para atender a todos.

 Em 1995 foi criado o Comitê Paraolímpico Brasileiro e posteriormente realizados eventos de caráter nacional. “Com o passar dos anos, o paradesporto vem ganhando cada vez mais espaço no cenário esportivo brasileiro, ao mesmo tempo em que se transforma num instrumento de incentivo aos portadores de deficiência”, acrescentou o deputado autor do projeto, destacando ainda que o desempenho dos atletas tem chamado a atenção em competições internacionais, como nas Paraolimpíadas.

 

A criação dos Jogos Paradesportivos seria mais um instrumento de promoção e integração dos portadores de deficiência, além de promover o surgimento de atletas, completou Stephanes.

 

 

Assessoria de Imprensa Deputado Stephanes Junior

Jornalista Neusa Mirian Lang Pohl

(041) 3350-4214

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *