Autoridades, representantes e lideranças da comunidade prestigiaram o evento que homenageou personalidades das mais diversas áreas por seu trabalho na promoção e preservação da cultura árabe no país.
Stephanes disse que a solenidade fazia uma justa homenagem à comunidade árabe, “reconhecendo e valorizando sua capacidade criativa e sua importante participação, como imigrantes, na construção do desenvolvimento cultural e comercial do nosso país”. Coube ao deputado Hussein Bakri (PSD), filho de imigrantes libaneses, fazer a saudação aos homenageados. Além dele falaram o presidente da Sociedade Árabe Beneficente Brasileira (SAAB), Moutih Ibrahim; a coordenadora do Conselho de Senhoras da Sociedade Árabe de Beneficência (SABEN), Vera Haj Mussi Augusto; e o presidente do Centro Cultural Árabe, Ibrahim Nasri Yossef.
Presidida pelo deputado Stephanes Júnior, a Mesa de Honra da solenidade contou ainda com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, representando o governador Beto Richa; o deputado Hussein Bakri; o deputado Missionário Ricardo Arruda (DEM); o presidente do Corpo Consular do Paraná e cônsul geral da Albânia e da República Dominicana, Thomas Augusto Neves; o ex-governador e vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; Moutih Ibrahim; o presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana no Paraná, Nizar Hachem; o vice-presidente da Sociedade Árabe de Beneficência Munir Abagge; Vera Haj Mussi Augusto; o secretário de Defesa Social e de Trânsito de Curitiba, Algacir Mikalowski; e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, representando o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN).
Dentre os homenageados citados em Plenário estavam o governador Beto Richa (PSDB); o prefeito Rafael Greca; o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; o coronel da Polícia Militar Chehade Elias Geha; o desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto; a Sociedade Árabe de Beneficência, através de Lucia Riedi Hajar Traya e Rached Hajar Traya, presidente da entidade; a Associação Comercial do Paraná; a SAAB e seu presidente, Moutih Ibrahim; e, postumamente, o professor Rosala Garzuze e o médico Manif Zacharias. Ao todo, foram indicados para receber diplomas 202 personalidades, entre elas o senador Álvaro Dias, o deputado federal Rubens Bueno e o ex-deputado federal Hélio Duque.
A Sociedade Árabe Brasileira Beneficente (SAAB) foi fundada em Curitiba no dia 22 de agosto de 1948. Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 1872/1960, e pela Lei Estadual nº 4805/1963, tem como objetivo social acompanhar embaixadores árabes no Brasil, divulgando a cultura, o turismo e desenvolvendo as Relações Internacionais de Intercâmbio Comercial

Deixe um comentário

Av. Cândido de Abreu, 776
17º andar, sala 1702 – Centro Cívico
CEP 80530-000 – Curitiba/PR
Fone (41) 3121.5515 / 5015