Casal Roberto Gonshorovski e Suelen Fernanda de Camargo Gonshorovski, estão com um ótimo projeto para micro geração de energia.

Recebi esta manhã a visita do Casal Roberto Gonshorovski e Suelen Fernanda de Camargo Gonshorovski, estão com um ótimo projeto para micro geração de energia. O projeto se enquadra ao sistema de microgeração distribuída, que é uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utiliza a fonte hidráulica para a geração energia elétrica, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras da Copel.
Na execução do projeto, é instalada uma coletora de água em rios e lagos por meio de tubulação que percorre um determinado percurso, chegando à máquina hidráulica, que fica instalada no fim do declive. Por estar posicionada em local estratégico, ou seja, no fim do declive e próximo à margem do riacho, a máquina hidráulica aproveita o potencial hidráulico causado pela diferença de altura, produzindo energia elétrica.
Após a produção de energia, a mesma é injetada na rede, enquadrando-se ao sistema de compensação de energia elétrica. Conforme a Resolução Normativa n° 482/2012 da Aneel, esse é um sistema no qual “a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida, por meio de empréstimo gratuito, à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa”.
São projetos como este que precisamos, uma energia limpa sem agressão ao meio ambiente, estas micro-geração de energia são de grande importância tanto para os proprietários rurais (que possuem potencial hidráulico para produção de energia dentro de suas próprias propriedades), como para o Estado, que tem, nessas circunstâncias, uma oportunidade de aproveitamento dos recursos naturais existentes, bem como para as concessionárias de energia, que tem unidades consumidoras que não apenas consomem energia, mas que também atuam como geradoras.

07

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *